No último post, falamos um pouco dos óleos essenciais,sobre o processo de obtenção, propriedades de alguns óleos e formas de uso.
Hoje vamos falar sobre aromaterapia, o que é e como usá-la no seu dia a dia.
O que é aromaterapia e como surgiu?
Aromaterapia é uma terapia que utiliza substâncias aromáticas naturais para proporcionar bem estar físico e psicológico ao indivíduo.
Há evidências de que os egípicios, gregos, romanos e persas usavam óleos essenciais para diversas finalidades. Na Índia e China as ervas medicinais eram valorizadas há milênios.
No início do século XIX, René- Maurice Gattefossé foi um químico em Grasse, no Sul da França que escreveu o primeiro livro de aromaterapia em 1928.
Em 1987 foi publicado os primeiros resultados de pesquisas sobre os poderes anti-sépticos dos vapores de muitos óleos essenciais.
Durante o século XIX a indústria de perfumaria teve um crescimento firme e considerável. Nesta época os perfumes eram fabricados quase que exclusivamente com essências naturais. Com o crescimento da indústria, algumas das empressas de Grasse começaram a procurar novas aplicações para as essências e dentre estas estava a empresa de Gattefossé. No início seu interesse limitou-se ao uso de cosmético das essências.
Alguns acontecimentos ajudaram a amplicar seu interesse:
Ele percebeu que os óleos essenciais tinham propriedades antissépticas;
Durante uma pequena explosão em seu laboratório em uma experiência ele queimou uma das mãos e imediatamente a imergiu em óleo puro de lavanda, ele observou que seus ferimentos não infeccionaram e cicatrizaram rapidamente;
Os óleos essenciais obtiveram excelentes resultados nos hospitais militares, tratando queimaduras e prevenindo gangrenas, reabilitando os soldados na Primeira Guerra Mundial.
Métodos de uso da aromaterapia
Podemos empregar os óleos essenciais de várias formas em nosso dia a dia.
Através do olfato (difusor,spray de ambiente, inalação, vaporização, colar aromático pessoal,rechauds)
Pela pele, através de massagens,escalda - pés, compressas, banhos de imarsão,máscaras facial de argila,etc.
Como a aromaterapia age no nosso corpo?
Os óleos essenciais atuam no corpo através do olfato e da pele.
A partir das células receptoras,os nervos olfativos enviam um sinal eletroquímico para o bulbo olfativo (impulsos nervosos), atingindo o sitema límbico. No sistema límbico passa pela amigdala e pelo hipocampo,chegando ao hipotálamo, onde as informações são repassadas á hipófise, que a distribui para outras glândulas do corpo, interferindo no sistema endôcrino, estimulando a produção dos hormônios, e no sistema nervoso, alterando o ritmo dos batimentos cardíacos e da respiração,entre outros,e ocasionando os efeitos emocionais.
As moléculas de óleo essencial penetram pelos poros e atingm a corrente sanguínea através dos capilares e canalículos dos sistema linfático, de onde são transportadas para os nossos músculos e órgãos, concentrando-se em cada um deles de acordo com a finalidade. A aplicação de massagens ou compressas auxilia nesse processo, por ativar a circulação local e promover a abertura dos poros.
Óleos Essenciais e suas Propriedades Terapêuticas
Óleo Essencial de Lavanda
Propriedades: cicatrizante,analgésico,regenerador celular,antibacteriano,antifúngico,antisséptico. Indicado para queimaduras,eczemas,feridas cutâneas,picadas de inseto, dores de cabeça,etc.
Benefícios emocionais: relaxante, calmante,tranquilizante,combate estresse,ansiedade, tensão,nervosa e insônia.Acalma as emoções e os pensamentos.
Óleo Essencial de Alecrim
Benefícios emocionais: alegria, vitalidade, foco,concentração,estimula a memória.
Benefícios físicos: estimula a circulação sanguínea, reumatismo,artrite,micoses,estimula o sistema nervoso, concentração, foco.
Precauções: evitar usar durante a gravidez. Não usar em pessoas com epilepsia, evite se possuir pressão alta.Evite uso em crianças e bebês.
Óleo Essencial Eucalipto
Benefícios emocionais: Refrescante e calmante,auxilia na dificuldade de expressão e desconexão com mundo,melhora o ânimo.
Benefícios Físicos: antisséptico, antiviral, expectorante,tosse,resfriado,indicado para herpes labial,congestão,sinusite,fadiga muscular, picadas, renite, etc.
Precauções: Use com cuidado em crianças.
Óleo essencial de Gerânio Bourboun
Benefícios Emocionais: antidepressivo,combate medo,ameniza a carência afetiva, combate a falta de ânimo e entusiasmo,resgata a força e expressão da feminilidade.
Benefícios Físicos: indicado para menopausa,tensã o pré menstrual,cólicas menstruais,distúrbios mentruais,regula a produução de oleosidade corporal e capilarregula o aparelho reprodutor feminino,insônia
Óleo essencial Hortelã Pimenta
Benefícios Emocionais: estimula a mente consciente e pode ajudar com a memória, mantém a pessoa desperta,alivia tensões, medos e traumas.
Benefícios Físicos: dores de cabeça e enxaqueca,mau hálito,sinusite, etc.
Óleo Essencial de Tea Tree
Propriedades: anti-bacteriano, antifúngico,expectorante, inseticida
Benefícios Emocionais: Possui uma energia revigorante,que dissipa o estresse mental,etc.
Benefícios Físicos: cortes e ferimentos,acne,estimulante imunológico,vias respiratórias, herpes,micoses.
Óleo essencial Laranja doce
Propriedades: energizante, antidepressivo.
Benefícios Emocionais: auxilia em medos
ansiedade,criatividade,produtividade, depressão, irritabilidade.
Benefícios Físicos: medo, ansiedade e irritabilidade, insônia, estresse,para celulite,etc.
Atenção: Fotossensível, (não expor ao sol).
Óleo Essencial Patchouli
Propriedades: anti-infeccioso, anti-inflamatório,adstringente,antisséptico, inseticida
Benefícios Emocionais: insônia,ansiedade, depressão, preocupações,etc.
Benefícios físicos: estimula a circulação sanguínea, cicatrizante, picadas de inseto,afrodisíaco,peles rachadas,manchas de pele,frieia, etc.
Precauções:
Não use óleos essenciais puros, diretamente na pele, sempre faça uma diluição em um óleo carreador vegetal;
Não use os óleos essenciais via oral, sem orientação de um profissional especializado na área;
Os óleos cítricos são fotossensíveis e podem queimar a pele quando houver exposição ao sol;
Mantenha os frascos longe de crianças;
Alguns óleos essenciais não podem ser usados durante a gestação, consulte um profissional especializado na área para mais orientações.
Comments