top of page
  • Foto do escritorLoja Gayatri

Ganesha

Atualizado: 26 de ago. de 2020



Ganesha é um dos mais conhecidos e venerados deuses do hinduísmo. É o primeiro filho de Shiva e Parvati.

De acordo com a mitologia hindu, Shiva estava guerreando ao lado de outros deuses, e Parvati,sua esposa estava sozinha, e precisava de alguém que protegesse a casa enquanto se banhava, então ela usou seus poderes para criar, um filho, Ganesha, para que este protegesse a casa, não permitindo que ninguém entrasse ali.

Quando Shiva retornou encontrou o jovem Ganesha, que seguindo as ordens de Parvati,não deixou que entrasse em casa, então Shiva ficou enfurecido e cortou a cabeça de Ganesha. Vendo Parvati triste com o acontecido Shiva resolveu trazer Ganesha de volta a vida, pondo-lhe a cabeça da primeira criatura que encontrasse viva dormindo voltada para o norte. Ganesha foi revivido com uma cabeça de elefante.

Ganesha é considerado removedor de obstáculos, propiciador de sucesso e da fartura, mestre do intelecto, da sabedoria. Esta divindade é sempre encontrada na porta de todos os templos hindus e na porta das casas hindus como protetor. Ganesha é simbolo das soluções lógicas e deve ser interpretada como tal. Seu corpo é humano enquanto sua cabeça é de elefante, seu transporte (Vahana) é um rato.

No geral Ganesha é uma divindade frequentemente invocada, já que é o "Deus da boa fortuna" já que proporciona prosperidade e fortuna e é também o "Destruídor de Obstáculos". Ganesha costuma ser invocado pelo seus devotos antes de iniciarem qualquer tarefa,com mantras.

Seu mantra mundialmente conhecido é Om Gam Ganapataye Namaha





Ganesha esta associado ao primeiro chakra o muladhara,que representa o instindo de conservação e sobrevivência.


Significados dos símbolos


Cabeça de elefante: representa a grande sabedoria e intelecto;

Grande barriga: simboliza a paciência e a capacidade de digerir o bem e o mau ao longo da vida;

Única presa: Ganesha tem apenas uma das presas, pois a outra foi quebrada, Este símbolo representa a ideia dos sacrifícios que devem ser feitos para se atingir a felicidade;

Rato: este é o meio de transporte do Ganesha (vahana), que também representa a sabedoria, talento e inteligência, no sentido de investigar minuciosamente um assunto considerado difícil.



Em qual local da casa colocar a escultuta do Ganesha.



De acordo com o Ayurveda , uma imagem de ganesha deve ser colocada no canto Nordeste da casa,este também e o melhor local para montar a sala de (pooja),


Jamais deve ser colocado diretamente no chão, e o local deve ser limpo e arrumado,


A estátua de Ganesha deve ficar voltada para sala de preferência e nunca para uma porta ou janela,


Deve ser colocado em um lugar alto para que possa olhar pela família.


Onde encontrar esculturas do Ganesha

Rua São José, Centro N°: 21, Centro - Ouro Preto -MG




94 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Buda

bottom of page