top of page
  • Foto do escritorLoja Gayatri

Você sabe qual é o significado da Mandala?

Mandala é uma palavra do idioma sânscrito, que é considerada uma língua morta, e significa círculo. No entanto, até hoje o sânscrito é considerado um dos 23 idiomas oficiais da Índia, devido a sua importância para o hinduísmo e budismo.

Os primeiros registros de mandalas são datados do século VIII, na região do Tibete. Estando espalhadas também em diversos outros países do oriente, como Índia, China e até mesmo no Japão. Em todos os locais a palavra mandala é uma expressão derivada do sânscrito, que significa círculo. Geralmente elas são usadas em rituais religiosos ou como forma de concentração durante a meditação.

Sendo assim, mandalas são desenhos de formas geométricas concêntricas. Ou seja, que se desenvolvem a partir de um mesmo centro. Desde o princípio, os desenhos são denominados de yantras, que é uma palavra derivada dos idiomas falados na península indostânica para instrumento. Isso é, as mandalas são um meio para se chegar a um certo objetivo e não o objetivo em si.

Esse objetivo pretendido muda de acordo com cada uma das culturas onde elas são observadas. Na maior parte delas, as mandalas servem como uma forma de concentração para a meditação. Sendo não apenas a concentração nas formas, mas a construção do desenho de extrema importância.

Como já foi dito, a tradução literal da palavra mandala do idioma sânscrito é círculo. Esse círculo é usado há séculos como uma representação da passagem da vida ou até mesmo de palácios de divindades que devem ser reverenciados. No entanto, isso pode variar entre cada cultura onde ela é encontrada.

Por exemplo, no hinduísmo as mandalas são usadas para representar a vida de acordo com os desígnios do universo. Aqui, elas representam a integração e harmonia em tudo que deve ser feito.

Já no budismo, elas são instrumentos de meditação poderosos, já que possuem a capacidade de atrair a atenção para as suas formas e cores. Na religião elas ainda podem ser usadas para representar a brevidade da vida, quando são preparadas com areia e as moradas dos deuses.

Existem realmente benefícios em desenhar mandalas?

Sim, as mandalas são usadas há séculos como forma de melhorar a concentração e apresentam benefícios reais. Com isso, pintar os desenhos pode ajudar a diminuir a ansiedade e estresse. Ajudando assim a melhorar a qualidade de vida

Outro ponto positivo das mandalas é que, por causa do seu viés espiritual, elas podem ser de grande auxílio para quem busca uma iluminação. Já para quem apenas deseja um novo hobby, elas podem ser um ótimo treino das habilidades de desenho e pintura.

A Gayatri tem variedades em cores, tamanhos e modelos de Mandalas. Já deu uma passadinha no nosso site ?

Confira !

107 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Buda

Ganesha

bottom of page