O que é o hinduísmo
Ainda que pouco praticada aqui no Brasil, a religião hinduísta é considerada a religião mais antiga do mundo, caracterizada pela multipluralidade de deuses e ensinamentos religiosos, sendo os mais conhecidos Shiva, Krishna e Brahama.
A palavra é de origem persa e faz analogia ao rio Indo, na Índia.
Principal religião da Índia, o Hinduísmo é um tipo de união de crenças com estilos de vida. Sua cultura religiosa é a união de tradições étnicas. Atualmente é a terceira maior religião do mundo em número de seguidores. Tem origem em aproximadamente 3.000 a.C na antiga cultura Védica.
O Hinduísmo da forma que o conhecemos hoje é a união de diferentes manifestações culturais e religiosas. Além da Índia, tem um grande número de seguidores em países como, por exemplo, Nepal, Bangladesh, Paquistão, Sri Lanka e Indonésia.
Outra característica apresentada pelo hinduísmo é o sistema de castas. Praticado principalmente na Índia, essa separação entre as pessoas era definida de acordo com aspectos hereditários, proveniente de condições sociais.
A reencarnação também é outro aspecto importante da crença hindu.
Esses grupos sociais hindus são divididos em: xátrias (guerreiros), brâmanes (sacerdotes), vaicias (comerciantes), sudras (operários), além dos dalit, considerados como intocáveis.
Apesar de ter sido proibida desde o ano de 1950, durante o período de independência, a ideia de “hierarquia social” ainda está enraizada na cultura indiana. Muitos historiadores afirmam que a prática era reforçada e incentivada pelos britânicos durante a colonização.
O hinduísmo não é usualmente conhecido no Brasil. Apesar disso, muitos mantras são utilizados para práticas de relaxamento. Em Nazário, estado de Goiás, tem-se o maior número de praticantes do hinduísmo, representado por 0,48% da população.
Os principais institutos e organizações que representam a religião são: Osho (Oxo) Instituto Brasil e o Movimento Hare Crixna.
Crenças principais
Aqueles que seguem o Hinduísmo devem respeitar as coisas antigas e a tradição; acreditar nos livros sagrados; crer nas divindades; persistir no sistema das castas (determina o status de cada pessoa na sociedade); ter conhecimento da importância dos ritos; confiar nos guias espirituais e, ainda, acreditar na existência de encarnações anteriores.
O nascimento de uma pessoa dentro de uma casta é resultado do karma produzido em vidas passadas. Somente os brâmanes, pertencentes as castas “superiores” podem realizar os rituais religiosos hindus e assumir posições de autoridade dentro dos templos.
Crença da reencarnação;
Respeito às coisas antigas e às tradições;
Crer nas divindades;
Respeitar o sistema de castas;
Prática de peregrinação, principalmente ao rio Ganges;
Veneração de imagens dos deuses.
Divindades do Hinduísmo
Qualificada como uma religião politeísta (acreditam em vários deuses), o hinduísmo apresenta diversos deuses e dogmas. A Trimurdi simboliza a tríade dos deuses mais conhecidos e cultuados, sendo eles: Os hindus são politeístas (acreditam em vários deuses). São os principais: Brahma (representa a força criadora do Universo); Ganesha (deus da sabedoria e sorte); Matsya (aquele que salvou a espécie humana da destruição); Sarasvati (deusa das artes e da música); Shiva (deus supremo, criador da Ioga), Vishnu (responsável pela manutenção do Universo).
Comments